top of page

PALESTRANTES

Adriana.jpg

Adriana Barbosa da Silva

Professora do Núcleo de Educação de Adultos (NEAd) do Departamento de Educação da PUC-Rio. Assessora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SECTUR) de Itaboraí/RJ. Coordenadora da EJA na SECTUR (2011 a 2016). Doutoranda do programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), especialização em EJA pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016). Professora de EJA da rede municipal de ensino de Itaboraí (2009 a 2011). Assessora Pedagógica da Escola Audiovisual Cinema Nosso (2006 a 2009). Integrante do Colegiado do Fórum Estadual de EJA/RJ desde 2011. A ênfase nos estudos se encontra nos temas de Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Cultura, Formação de Professores e Educação Popular.

Ana_Felícia_Trindade.jpg

Ana Felícia Trindade

Doutora em Educação, com ênfase em Potência Humana e Autonomia - Formação de Professores, Reorientação Curricular, Educação e Pedagogias Transformadoras em Escolas Públicas - PPGEDU-PUC/RS. Mestre em Educação, com ênfase em Práticas Pedagógicas, Formação de Professores e Ética da Vida - PPGEDU - PUC/RS. Especialista em Bioética e Educação / PUCRS, com ênfase em Transdisciplinaridade e Intersetorialidade de Comunidades. Pedagoga com Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas. Formada pelo Curso Normal / Habilitação Profissional Plena para o Magistério, como Professora de Educação Básica - Anos Iniciais. Docente concursada atuando em cursos de Formação Inicial e Continuada de Professores, produzindo docência-pesquisa em Didática e Currículo, nos campos da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores, nas Redes Públicas Estadual(RS) e Municipal(Porto Alegre/RS). Estudiosa da Matriz Biológico-Cultural da Existência Humana, em Humberto Maturana. Estudiosa em Sistema Freire, em Paulo Freire. Pesquisadora Autônoma de Sistemas e Pensamentos Complexos, em Edgar Morin e Fritjof Capra. Produzindo pesquisas e autorias em Pedagogia Poiética, Potência Humana e Alfabetizações de Mundos, Comunidades Educativas Autônomas, Escolarizadas e Desescolarizadas, em Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Ensino Médio e Formação Inicial de Professores.Pesquisa na Linha 09, Filosofias da Diferença e Educação - FACED/UFRGS, com Drª Sandra Corazza e DIF.

Canniggia de Carvalho Gomes.jpg

Canniggia de Carvalho Gomes

Graduado em Letras, pela UnP (Universidade Potiguar, 2013), especialista em Literatura Afro-brasileira, pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015), e mestre em Estudos da Linguagem, também pela UFRN (2018), vem pensando e desenvolvendo trabalhos que se voltam, especificamente, para a produção literária negra e feminina, temas abordados a partir de suas demandas sociais, culturais e políticas.

Foi bolsista envolvido na produção do livro "Dicionário de escritores norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade", assumindo também a autoria de diversos trabalhos publicados em anais de eventos, entre eles: “Escrita de mulher: autoria feminina e questões de gênero na poesia de Paula Tavares” (2016) e “Memórias de Bárbara Cabarrús: o erotismo como uma metáfora de emancipação feminina” (2011). Além disso, foi organizador do III Encontro da Consciência Negra (UFRN) e palestrante em eventos que se voltam para essa produção, como o Griots, em que falou na mesa “Literatura Africana em Foco”.

Produziu ainda artigos científicos para revistas, entre eles “O corpo é possível: uma leitura do erotismo na poesia de Paula Tavares” e “A tessitura de Paula Tavares: caminhos para uma escrita de mulher”.

Atualmente, vem atuando como professor de Língua Portuguesa em escolas privadas de Natal, profissão que exerce desde 2014.

Cecilia Maria Aldigueri Goulart (1).jpg

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998). É coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas (desde 2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação (2002-2004) e coordenadora do PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014). Foi coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd, durante um biênio (1998-1999). Integrou o CA-Educação da CAPES (2006 e 2007). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf (2012-2014), da qual é sócia-fundadora. Trabalha nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: alfabetização; ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase no trabalho com o discurso na escola; práticas escolares/ práticas discursivas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Cristiana Seixas.jpg

Cristiana Seixas

Mestre em Educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), faz parte do Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte FIAR), com atividades iniciadas em 2017. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2010), é especialista em Arteterapia pela Clínica POMAR (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em práticas de biblioterapia (desde 2010). Atuou como focalizadora do Curso de Extensão "Danças circulares dos povos" na UFF, de 2017 a 2019. É autora do livro "Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura" e do capítulo "Biblioterapia" no livro "Práticas Integrativas e Complementares no SUS".

Diego Chabalgoity.gif

Diego Chabalgoity

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2014). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense , Brasil.  Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Ciências Humanas do INFES - UFF, em Santo Antônio de Pádua / RJ. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Paulo Freire e Educação Popular (GEPEP - UFF); e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE - UFF).

Francisca Izabel Pereira Maciel.jpg

Francisca Izabel Pereira Maciel

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG/Brasil/UFMG. Mestrado e Doutorado em Educação/UFMG. Pós doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017) . Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento?, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência em pesquisas e orientações de mestrado e doutorado na área de Educação, com ênfase em alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização. Coordenou o GT de Alfabetização/Anped (2001-2003). Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG (2007-2010 e 2018-2020). Coordenadora Adjunta do PNAIC na UFMG - 2015-16. .Participou de missões de cooperação técnica do Brasil com países africanos - Cabo Verde (2005-2006) e São Tomé e Príncipe (2006-2012), na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Coordenou Projeto de Mobilidade CAPES/AULP em Sao Tomé e Príncipe (África) - 2012-2017. Membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2010)

Francisco_Cândido_Firmiano_Júnior.jpg

Francisco Cândido Firmiano Júnior

Licenciado em História, UVA. Tecnólogo em Gestão de Cooperativa, UFRN

Especialista em História do Brasil, FAL. Mestrando em Antropologia Social, UFRN

Membro do projeto Nova Cartografia Social de Comunidades quilombolas do Nordeste. UFRN e UFPE. Pesquisador da história e Cultura AfroBrasileira. Bolsista CAPES!

Heleno Araújo.jpg

Heleno Araújo

Graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda, Brasil(1990.) Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pelo Fundação de Ensino Superior de Olinda (1990) . Presidente da CNTE.

Jefferson Fernandes Alves.jpg

Jefferson Fernandes Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Professor Associado do Departamento de Práticas Educativas e Currículo, do Centro de Educação/UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Artes Cênicas da UFRN. Orienta e pesquisa na interface Arte, Deficiência e Acessibilidade, com ênfase na relação Teatro e Deficiência Visual.

José_Bartolomeu_Jocene_Marra.jpg

José Bartolomeu Jocene Marra - Moçambique

Natural da Beira - Moçambique, possui Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho(2011), Especialidade em Ciências da Educação/Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras pela mesma universidade (2010) e Licenciatura em Ensino de Francês Língua Estrangeira pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (2005). Atualmente, é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de pesquisa de Saberes e Práticas Educativas e pesquisa os processos da formação de professores de línguas na perspectiva histórico-cultural.

Júlio Emílio Diniz-Pereira.jpg

Júlio Emílio Diniz-Pereira

O Professor Júlio Emílio Diniz é Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). É Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde 1997. Nesse período, além de inúmeras representações acadêmicas, coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e também assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2014-2017). Por duas vezes, foi membro do Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq/UFMG) na Área de Ciências Humanas (2008-2010; 2018-2019) e, atualmente, é o seu Presidente. Professor Visitante nas seguintes universidades nos Estados Unidos: North Carolina State University (como Short Term Scholar em 2016), University of Wisconsin-Madison (como Short Term Scholar em 2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015) onde lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice, e na University of Washington-Seattle (como Visiting Associate Professor), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento (2011-2012) e também ministrou o referido curso (2011). Professor Visitante do Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (Chile) com bolsa da Comissión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT). Membro do Consejo Asesor Científico do Centro de Investigación en Educación para la Justicia Social (CIEJUS) no Chile. Professor Colaborador da REAMEC - Rede Amazônica de Doutorados de Educação em Ciências e Matemática - Linha de Pesquisa: Formação de professores para a Educação em Ciências e Matemática. É membro-fundador de dois núcleos de pesquisa na UFMG: o Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA). No Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMG foi Coordenador da Linha de Pesquisa DOCÊNCIA (2016-2018; 2018-2019), é o Coordenador do curso de Doutorado Latino Americano (DLA; 2019-atual) e responsável pelas disciplinas: Tendências da Pesquisa sobre Formação de Professores; e Profissão Docente na América Latina (esta última obrigatória para o DLA do PPGE/FaE/UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Diniz-Pereira tem 54 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros. Autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013). Além disso, tem capítulos de livros (quarenta e seis) e livros organizados no Brasil (sete), em Portugal (dois) e no Chile (um). Fez 266 apresentações ao longo de sua carreira (incluindo conferências de abertura e de encerramento de eventos científicos, aulas inaugurais, palestras, participações em mesas redondas e apresentações de trabalho no país e no exterior). Participa do GT8 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), desde 1993. Editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, periódico eletrônico do GT8 da ANPEd (http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br) (2008-2011; 2011-2014). Finalmente, coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica, de Belo Horizonte (http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/colecoes/30).

Luiza_Cortesão.jpg

Luiza Cortesão

Doutorado em Ciências da Educação (1988), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Professora emérita do CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Luiz Fernando Reis.jpg

Luiz Fernando Reis

Graduação em Ciências Contábeis (1989) e Pedagogia (1992) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Professor Adjunto do Colegiado de Enfermagem, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES (Unioeste/Cnpq) e da Rede Universitas/Br. Participa do Observatório da Educação sobre a Expansão da Educação Superior no Brasil e desenvolve atividades de pesquisa relacionadas ao subprojeto ‘Políticas de Financiamento da Educação Superior no Brasil’.

Marco Raúl Mejía.jpg

Marco Raúl Mejía

Asesor Pedagógico y coordinador del Equipo Técnico Nacional del programa Ondas. Es licenciado en Filosofía y Letras de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Realizó una maestría en Educación y Desarrollo y es doctor del Proyecto interdisciplinario de Investigaciones Educativas en Chile. Tiene una amplia trayectoria y experiencia en el trabajo educativo con sectores populares y marginados, así como en el fortalecimiento de proyectos educativos no institucionales. Ha trabajado con la ONG Planeta Paz, el Centro de Investigación y Educación Popular (CINEP) y con el Programa de Paz y Desarrollo en el Magdalena Medio.Asimismo, trabajó en la consultoría de la Presidencia de la República y Ministerio de Educación Nacional para el programa Escuela y Comunidad - Sectores marginados urbanos.

Marcondes Dantas.jpg

Marcondes Dantas

Advogado, graduado em Direito pela União de Ensino Superior de Campina Grande (2014). Atualmente, milita na área de gestão e controladoria pública, trabalhando como controlador interno municipal da Cidade de Equador-RN; possui experiência na área cível, com enfoque na garantia de direitos da Criança e Adolescente, gerindo Setor Jurídico de Assistência Social nas cidades de Equador-RN e Jardim do Seridó-RN, com enfoque em Direito de Família, além de atuar nas áreas de Direito Trabalhista e previdenciário.

Maria_Carmem_Freire_Diógenes_Rêgo.jpg

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é prof. do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. , atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia freiriana, educação infantil, formação de professores, educação continuada, educação ambiental e infância.

Maria Teresa Esteban.jpg

Maria Teresa Esteban

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, cotidiano escolar, formação docente e educação popular.

Nilma_Gonçalves_Lacerda.jpg

Nilma Gonçalves Lacerda

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na formação de professores em Letras, e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras da mesma universidade. Com graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), doutorado em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado em História Cultural pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001-2002) e Collège de France (2013-2014), seus trabalhos têm ênfase em leitura e escrita, literatura para crianças e jovens, criação literária. Recebeu, dentre outros, os prêmios Jabuti, Prêmio Rio de Literatura, Melhor Livro Teórico em Literatura para Crianças e Jovens, Melhor para o Jovem, Melhor Livro Traduzido, esses últimos da Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil (FNLIJ); Prêmio Brasília de Literatura, Lista de Honra do International Board on Books for Young People. Recebeu bolsas da CAPES e do CNPq, a bolsa VIRTUOSE, do Ministério da Cultura, a bolsa de Pesquisa e Criação da RIOARTE e a bolsa VITAE, de Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Mantém intercâmbio cultural com países da América Latina, em alimentação a seu projeto de pesquisa Diário de Navegação da Palavra Escrita na América Latina e, como resultado de cerca de 15 anos de pesquisa, o material disponível deve gerar, a médio prazo, o primeiro volume dessa obra, intitulado Deus não tem nada com isso. A pesquisadora é líder do grupo de pesquisa Leitura, Literatura e saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento. Certificado pela instituição, registrado no CNPq, realizou em 2012 o Colóquio Internacional Esses livros sem idade. Atua no Movimento por um Brasil Literário, sustentando a perspectiva visionária de Antonio Candido, Silviano Santiago, Alfredo Bosi e Bartolomeu Campos de Queirós, dentre tantos, relativa ao espaço que pode ocupar a leitura de literatura na construção de um país mais justo e soberano. Mantém a coluna Ladrilhos, de escritos equilibrados entre crítica e criação literária, em Pessoa, revista eletrônica de literatura lusófona. Outras informações em www.nilmalacerda.com.br

Raimunda Oliveira Silva.jpg

Raimunda Oliveira Silva

Educadora Popular, Coordenadora Pedagógica da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) e integra a Equipe de Coordenação Estratégica do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL).

Rosa_Elva_Zuñiga_López.jpg

Rosa Elva Zuñiga López

Es Educadora Popular, Socióloga, por la Universidad Autónoma de Querétaro, 1995. Maestra en Desarrollo Rural Regional, por la Universidad Autónoma Chapingo, 1998. Diplomado Internacional de Formación de Formadores en Educación Popular, Universidad Antonio Ruíz de Montoya y CEAAL, Lima, Perú. Mayo 2011 – Mayo 2012. Escuelita Zapatista, Segunda Vuelta Primera Generación 2013. Es integrante del Instituto Mexicano para el Desarrollo Comunitario, desde hace 20 años, así como parte del Consejo Directivo. Actualmente es la Secretaria General de CEAAL y representa al CEAAL en el Consejo Internacional de Foro Social Mundial. Ha realizado diversas investigaciones sobre la problemática que viven las comunidades indígenas en México, las mujeres y las organizaciones civiles.  Además es mexicana y cantante popular.

Tiago Tendai Chingore.jpg

Tiago Tendai Chingore

Doutorado em Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique em (2017). Participou em Estágio Científico Avançando (Sandwich) na Universidade Federal do Ceará-Brasil em (2015). Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Maputo (2012). Graduação em Ensino de Filosofia, pela Universidade Pedagógica de Moçambique na Delegação da Beira em (2008). Professor Auxiliar afecto à Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo-Extensão da Beira. Linhas de pesquisa: Filosofia Prática (Ética-Política, Filosofia Política e Filosofia Africana). Disciplinas que Lecciona: Na Graduação: Lógica, Filosofia Política, Filosofia de Direito, Filosofia Africana, Trabalho de Culminação do Curso e Filosofia da Interculturalidade, desde 2008. Na Pós-Graduação: Temas sobre Filosofia Política Moderna e Contemporânea e Filosofia Política Africana. Pesquisador e Coordenador do Núcleo do Centro de Estudos Moçambicanos e Etnociência (CEMEC), Pesquisador do CEP- na área dos Política de Governação(Modelos de democracia), Ética Política e a Política Africana de Gestão dos Estados. Actualmente, exerce as funções de Director Adjunto da Faculdade de Letras e Humanidades para Área da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, na Universidade Licungo desde 2019.

bottom of page