NORMAS DE SUBMISSÃO
PÔSTER – MODALIDADE PERMITIDA APENAS PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO
A produção de conhecimento de educandas e educandos da educação básica: “abertura ao risco e à aventura do espírito”.
“Somos os únicos em quem aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.” (Paulo Freire, Pedagogia do oprimido)
Paulo Freire discute a autonomia do educando como um princípio pedagógico e filosófico: a constituição da autonomia do educando passa, necessariamente, pela tomada de consciência do educador e do educando da inconclusibilidade do ser humano: somos seres em eterna construção. Nesse processo, também o educador constitui sua autonomia. A autonomia não renuncia ao outro, ao contrário: ela é construída na relação com o outro, no diálogo, na troca, na responsabilidade, no companheirismo, na solidariedade, em comunidade. Reflexão e criticidade pavimentam o caminho da autonomia, estimulando a criatividade e a liberdade, fundamentais para que educandos e educadores se reconheçam como sujeitos do conhecimento produzido nos processos de ensino aprendizagem.
Não basta o educador socializar e transmitir um tipo de conhecimento específico. É primordial a formação de educandos/sujeitos curiosos, ansiosos pela busca do saber e de respostas a questões que se colocam em nosso cotidiano. E para isto é imprescindível o gesto intencional, o estudo interessado, a pesquisa. Paulo Freire (1996), em Pedagogia da Autonomia, diz que ‘ensinar exige pesquisa’. A indagação, a busca pelo que não se conhece educa aquele que pesquisa assim como promove a educação.
Apostando na relação entre produção de conhecimento e autonomia como um processo humano vivido em comunidade, convidamos estudantes do ensino médio, juntamente com seus professores orientadores, quando houver, para partilharem trabalhos que tenham desenvolvido em sua comunidade escolar, contribuindo, assim, para a ampliação do diálogo entre os principais atores do processo de aprendizagem – educador e educando – e os demais interessados na construção de um projeto de educação humanizado para o país.
A apresentação de trabalhos de estudantes do ensino médio se dará na modalidade pôster, de acordo com os seguintes Eixos Temáticos (quatro):
EIXO 1. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. Línguas estrangeiras modernas: acesso à informação e outras culturas e grupos sociais. Linguagem corporal relevante para a vida, integradora social e formadora da identidade. Arte saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. Linguagem verbal e não verbal, literatura, recursos expressivos das linguagens nos diversos gêneros do discurso.
EIXO 2. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Matemática e realidade em diferentes contextos. Investigação matemática, tecnologias digitais, aplicativos e desenvolvimento do pensamento computacional. Matemática e Ciências da Natureza. Matemática e Ciências Humanas. Matemática e saberes tradicionais. Matemática, meio ambiente e processos produtivos. História da Matemática.
EIXO 3. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Ciências naturais, tecnologias e construções humanas, produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. Tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida. Meio ambiente e processos produtivos e sociais, degradação e preservação do ambiente. Organismo humano e saúde, conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.
EIXO 4. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Cultura e identidade. Transformações dos espaços geográficos, relações socioeconômicas e culturais de poder. Produção e papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, grupos sociais, conflitos e movimentos sociais. Transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
INSCRIÇÃO
O V Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire – Pedagogias Insubmissas – Paulo Freire: memória e presença acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Av. Sen. Salgado Filho, 3.000 Candelária, Natal - RN), de 20/05 a 22/05/2020, e, nesta edição, inova abrindo espaço para que estudantes do ensino médio apresentem trabalhos elaborados em suas comunidades escolares. Poderão se inscrever para participar estudantes do Ensino Médio (formação geral), Educação Profissional Técnica de Nível Médio, estudantes do curso Normal Médio, acompanhados de professor orientador, quando houver, que se interessam pelos temas abordados nesse evento.
Os pôsteres deverão ser resultantes de trabalhos derivados de pesquisas, experimentos, análises, trabalhos artísticos (artes plásticas, esculturas, música, dança, literatura).
Os pôsteres serão exibidos em formato de banner medindo 1,20 x 0,90. Os autores dos pôsteres deverão estar presentes durante a exposição.
A inscrição e a efetivação de seu pagamento são condições obrigatórias para submissão de trabalhos (como autor ou como co-autor) no V Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire. O trabalho apresentado deverá atender ao limite máximo de quatro estudantes autores.
As propostas de apresentação de trabalho deverão ser enviadas para avaliação, em forma de resumo expandido, de acordo com o TEMPLATE, no período compreendido entre 01/12/2019 até o dia 01/04/2020, através do e-mail: dialogospaulofreire2020@gmail.com.
O Comitê Científico do evento decidirá sobre sua aceitação, segundo critérios previamente estabelecidos, relativamente à pertinência, qualidade e forma de apresentação.
Para se inscrever basta preencher o Formulário de Inscrição no link abaixo e em seguida efetuar o pagamento pelo PagSeguro
CRONOGRAMA
Inscrições como ouvinte: de 01/12/2019 a 19/05/2020
Submissão dos trabalhos para avaliação: de 01/12/2019 até o dia 01/04/2020
Divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação em Círculos de Cultura e Pôster: a partir de 08/04/2020.